Carlos Bica
I am the escaped one
CD Clean Feed 2019

 

 

Carlos Bica gosta de experimentar coisas, como é exemplo «I am the escaped one» onde Bica tem como acólitos apenas um saxofone e um DJ. Não que a introdução de DJs no Jazz seja propriamente uma novidade, mas as experiências são por norma excêntricas. Por outro lado também, a verdade é que Carlos Bica é tudo menos um músico de Jazz vulgar (e não tenho a certeza sequer que ele se considere um músico de Jazz ou que isso tenha alguma importância).

Por definição (na sua definição moderna) um DJ é alguém que cavalga músicas que outros realizaram, e que eventualmente as retalha e transforma (por norma utilizando técnicas de collage equivalentes às usadas nas artes plásticas). Se esse alguém é capaz de se apoderar dessas músicas e a partir delas compor e tocar, ou se limita a introduzir sons mais ou menos a propósito, mais ou menos parasitas, na música de outros, é a questão. DJ Ilvibe é um verdadeiro músico ou é apenas um habilidoso com recursos e ouvidos (e como é que a sua intervenção contribui para a música) é a interrogação que me coloquei quando comecei a escrever e o motivo por que me obriguei a ouvir duas e três vezes o disco, e ela permanece sem resposta.

É evidente que Bica ficou fascinado pela irreverência de DJ Ilvibe (DJ Ilvibe é filho de Alexander von Schlippenbach, um dos patriarcas do free jazz europeu europeu) e pelos seus recursos, mas o disco não me consegue fazer ultrapassar a fase da curiosidade. Porque a estrutura da música de «I am the escaped one» é definida pelo contrabaixo e saxofone, mesmo se é verdade que ela não seria a mesma sem o DJ. Mas também porque a participação de DJ Ilvibe contém muito de aleatório, quero dizer, podia ser aquilo ou outra coisa qualquer.

Para Bica a composição foi sempre mais do que um conjunto de notas harmonicamente disposto e uma estrutura rítmica, mas um todo construído em função do que o receptor irá ouvir (apreender), e nesse sentido diríamos que o produto final é interessante, mas ainda assim ele não me fez ultrapassar a faze da curiosidade, desse «interessante».

Carlos Bica é um músico singular e criativo, para quem não existem materiais proibidos, mas creio que «I am the escaped one» vive pouco mais do que da irreverência e lhe falta a consistência da música.

Carlos Bica (ctb)
Daniel Erdmann (st)
Dj Illvibe (turntables)